Flávia
Silva de Souza Batista
Mestranda em
Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora: Paranaguá/PR
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620
E-mail: flavia.souza81@icloud.com
Darley Celestino de Jesus
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Professora em Palmas/TO
e-mail: darleycel@gmail.com
Antonio
Marcos de Jesus
Doutorando
em Ciências da Educação - FICS
Professor
da SEC -BA
Lattes:
https://lattes.cnpq.br/9719585636735655
ORICID:
https://orcid.org/0009-0002-5478-6128
e-mail:
socramdhp@gmail.com
José Leônidas Alves do Nascimento
Doutorando em Educação - FICS
Professor na UniPRF
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X
e-mail: jose.leonidas33@gmail.com
Jader da Silva Cordeiro
Mestrando em Administração - MUST University
Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Chefe da Divisão de Ensino da ESPM
Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211
ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X
e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com
Silvana Aparecida Borges Gonçalves
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must
University
Professora na rede municipal de São Paulo/SP
e-mail: silvanamedio@gmail.com
RESUMO
Este
artigo investigou a integração entre tecnologia e design instrucional na
educação contemporânea, destacando suas contribuições para a inovação
pedagógica. A pesquisa teve como objetivo analisar como o planejamento didático
aliado ao uso de recursos tecnológicos poderia favorecer a aprendizagem
significativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com
abordagem qualitativa, a partir da análise de obras de autores consagrados no
campo da educação e tecnologia, utilizando como base de dados o Google
Acadêmico. O estudo identificou que o design instrucional, quando bem
estruturado, potencializou o uso das tecnologias digitais, promovendo ambientes
de aprendizagem mais interativos, acessíveis e colaborativos. Observou-se,
ainda, que a formação docente contínua e a curadoria de conteúdos digitais
foram fatores essenciais para o sucesso dessas práticas. Constatou-se que a
mediação consciente do professor e a valorização do protagonismo estudantil
foram determinantes para a efetividade das metodologias tecnológicas aplicadas.
Concluiu-se que a articulação entre tecnologia e design instrucional
representou um caminho promissor para a transformação educacional, exigindo
planejamento pedagógico intencional e reflexivo.
Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Design Instrucional. Educação Digital. Inovação Pedagógica. Formação Docente.