DOI: 10.5281/zenodo.15596635

 

Flávia Silva de Souza Batista

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora: Paranaguá/PR

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5262950693845620

E-mail: flavia.souza81@icloud.com

 

Darley Celestino de Jesus

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Professora em Palmas/TO

e-mail: darleycel@gmail.com

 

Antonio Marcos de Jesus

Doutorando em Ciências da Educação - FICS

Professor da SEC -BA

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9719585636735655

ORICID: https://orcid.org/0009-0002-5478-6128

e-mail: socramdhp@gmail.com

 

José Leônidas Alves do Nascimento

Doutorando em Educação - FICS

Professor na UniPRF

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3971359718600843

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0554-271X

e-mail: jose.leonidas33@gmail.com 

 

Jader da Silva Cordeiro

Mestrando em Administração - MUST University

Major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Chefe da Divisão de Ensino da ESPM

Lattes: https://lattes.cnpq.br/4722379140966211

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-2717-718X

e-mail: dr.jader.cordeiro@hotmail.com

 

Silvana Aparecida Borges Gonçalves

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação- Must University

Professora na rede municipal de São Paulo/SP

e-mail: silvanamedio@gmail.com   

 

RESUMO

Este artigo investigou a integração entre tecnologia e design instrucional na educação contemporânea, destacando suas contribuições para a inovação pedagógica. A pesquisa teve como objetivo analisar como o planejamento didático aliado ao uso de recursos tecnológicos poderia favorecer a aprendizagem significativa. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, a partir da análise de obras de autores consagrados no campo da educação e tecnologia, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. O estudo identificou que o design instrucional, quando bem estruturado, potencializou o uso das tecnologias digitais, promovendo ambientes de aprendizagem mais interativos, acessíveis e colaborativos. Observou-se, ainda, que a formação docente contínua e a curadoria de conteúdos digitais foram fatores essenciais para o sucesso dessas práticas. Constatou-se que a mediação consciente do professor e a valorização do protagonismo estudantil foram determinantes para a efetividade das metodologias tecnológicas aplicadas. Concluiu-se que a articulação entre tecnologia e design instrucional representou um caminho promissor para a transformação educacional, exigindo planejamento pedagógico intencional e reflexivo.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Design Instrucional. Educação Digital. Inovação Pedagógica. Formação Docente.