DOI: 10.5281/zenodo.15596671

 

Shirlen Mac Lane Rocha Ramos

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora na Seduc/MT

Professora em Tesouro/MT

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3184265183761502 

e-mail: shirlenmaclane@hotmail.com

 

Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa

Professora em Centro Universitário Inta/Uninta

Doutoranda em Ciências da Educação - FICS

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1521263190147466  

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0364-2274  

e-mail: vfeitosa.br@gmail.com

 

Ítalo Martins Lôbo

Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás

Doutorando em Psicologia Clínica - CBS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272

e-mail: italolobopsi@gmail.com

 

Cleonice José da Fonseca

Mestranda Tecnologias Emergentes em Educação - Must University

Professora em Sinop/MT

e-mail: Cleofonseca.c@hotmail.com 

 

Renata Cristina de Oliveira Araújo

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora em Juiz de Fora/MG; Professora em SEE/MG

e-mail: renata.cristina.oliveirajf@gmail.com


Sirlene Cristina de Almeida Siqueira

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University

Professora em Juiz de Fora/MG

e-mail: s2016siqueira@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo abordou as metodologias ativas na educação, destacando sua relevância para a promoção da qualidade na gestão escolar e nas práticas pedagógicas. O objetivo principal é analisar as possibilidades e os desafios da implementação dessas metodologias, especialmente no que tange à formação docente e ao desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, como pensamento crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica baseada em uma revisão de literatura de fontes acadêmicas como artigos e livros. A análise das obras permitiu identificar os principais conceitos e práticas relacionadas às metodologias ativas, além de discutir os benefícios e desafios encontrados na sua aplicação. Concluiu-se que as metodologias ativas são fundamentais para transformar a educação, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e centrada no aluno. Essas práticas favorecem o desenvolvimento de competências importantes para o século XXI e a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e participativo. Entretanto, sua implementação requer uma mudança cultural nas escolas, apoio institucional e formação contínua dos educadores. A colaboração entre educadores, alunos, famílias e comunidade é essencial para o sucesso dessa abordagem pedagógica.

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Educação. Formação Docente. Aprendizagem Significativa.