Shirlen
Mac Lane Rocha Ramos
Mestranda
em Tecnologias Emergentes em Educação – Must University
Professora na Seduc/MT
Professora em Tesouro/MT
Lattes: https://lattes.cnpq.br/3184265183761502
e-mail: shirlenmaclane@hotmail.com
Vitória Régia Feitosa
Gonçalves Costa
Professora em Centro Universitário Inta/Uninta
Doutoranda em Ciências da Educação - FICS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0364-2274
e-mail: vfeitosa.br@gmail.com
Ítalo Martins Lôbo
Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás
Doutorando em Psicologia Clínica - CBS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272
e-mail: italolobopsi@gmail.com
Cleonice José da Fonseca
Mestranda Tecnologias Emergentes em Educação - Must
University
Professora em Sinop/MT
e-mail: Cleofonseca.c@hotmail.com
Renata Cristina de Oliveira Araújo
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Professora em Juiz de Fora/MG; Professora em SEE/MG
e-mail: renata.cristina.oliveirajf@gmail.com
Sirlene Cristina de Almeida Siqueira
Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – Must
University
Professora em Juiz de Fora/MG
e-mail: s2016siqueira@gmail.com
RESUMO
Este
artigo abordou as metodologias ativas na educação, destacando sua relevância
para a promoção da qualidade na gestão escolar e nas práticas pedagógicas. O
objetivo principal é analisar as possibilidades e os desafios da implementação
dessas metodologias, especialmente no que tange à formação docente e ao
desenvolvimento de habilidades essenciais para os alunos, como pensamento
crítico, criatividade, colaboração e resolução de problemas. A metodologia
adotada foi de abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica baseada em uma
revisão de literatura de fontes acadêmicas como artigos e livros. A análise das
obras permitiu identificar os principais conceitos e práticas relacionadas às
metodologias ativas, além de discutir os benefícios e desafios encontrados na
sua aplicação. Concluiu-se que as metodologias ativas são fundamentais para
transformar a educação, proporcionando uma aprendizagem mais dinâmica e
centrada no aluno. Essas práticas favorecem o desenvolvimento de competências
importantes para o século XXI e a construção de um ambiente escolar mais
inclusivo e participativo. Entretanto, sua implementação requer uma mudança
cultural nas escolas, apoio institucional e formação contínua dos educadores. A
colaboração entre educadores, alunos, famílias e comunidade é essencial para o
sucesso dessa abordagem pedagógica.
Palavras-chave: Metodologias Ativas. Educação. Formação Docente. Aprendizagem Significativa.