Mestranda do PPGELL -
UEPA
auroradecastropantoja@gmail.com
Cindy Izabelle Hage
Pantoja
Mestranda do PPGELL - UEPA
cursoderedacaoprofcindyhage@gmail.com
Elizete Ferreira da
Rocha
Mestranda do PPGELL - UEPA
Mariane de Fátima
Rodrigues Coelho
Mestranda do PPGELL - UEPA
Professora da Educação Básica
professoranayarakarine@gmail.com
Thácila Mikaellen
Mendes da Cunha
Mestranda do PPGELL - UEPA
RESUMO
O artigo “Entre
Linhas e Leituras: A Formação do Leitor Literário na Educação Básica à Luz da
BNCC” discute os desafios e possibilidades do ensino de literatura na escola
pública brasileira, com ênfase nos anos finais do Ensino Fundamental,
especialmente na rede estadual do Pará. A pesquisa, de natureza bibliográfica e
documental, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular do Pará
(DRC/PA), articulando essas diretrizes com autores como Cosson, Lajolo, Kleiman
e Soares. A metodologia baseia-se em análise interpretativa de conteúdo e
inclui também dados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE). O
estudo revela que o ensino de literatura ainda é marcado por práticas
fragmentadas e dependência dos livros didáticos, o que compromete a formação de
leitores críticos e fruidores. A ausência da literatura como componente central
no currículo, somada às dificuldades de leitura identificadas pelo SisPAE,
reforça a necessidade de estratégias pedagógicas integradas, que promovam o
contato sensível e crítico com os textos literários. O artigo defende uma
escolarização da literatura que preserve seu potencial formativo e humanizador,
valorizando práticas leitoras que articulem escola, família e comunidade.
Conclui-se que o ensino literário deve ser compreendido como ação cultural e
política essencial à formação cidadã, exigindo investimentos em políticas
públicas, bibliotecas e formação docente.
Palavras-chave: Leitor literário. BNCC. Letramento literário. Educação Básica. Literatura.