DOI: 10.5281/zenodo.16956905

 

Mariângela de Souza Bellotti

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação – MUST

mariangelaead@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo procura trazer uma análise acerca da utilização da mídia nas instituições de educação superior. Tem por objetivo a discussão do uso de podcasts na educação contemporânea, que têm ganhando destaque na construção do conhecimento como uma ferramenta pedagógica acessível e repleta de possibilidades. Busca-se explorar a integração desse universo dos podcasts no contexto educacional, analisando a transformação que é capaz de ocasionar tanto na prática docente, quanto no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica e foi conduzida por meio de construções relevantes sobre a temática baseada em autores na área como Aguiar (2009), Carvalho (2008), Maciel (2010) e Lima, Campos e Brito (2020). Apresenta ainda, como a ferramenta no formato de podcast pode facilitar o acesso ao conteúdo, engajar os estudantes e estimular a aprendizagem autônoma e, de fato, significativa. No entanto, foram identificadas no estudo algumas dificuldades como a adaptação por parte dos docentes, as limitações tecnológicas, e ainda, certa resistência por uma parte dos estudantes. Conclui-se que, o uso dos podcasts reúne vantagens relevantes para reformular as práticas educacionais, tornando a aprendizagem mais dinâmica e eficiente; quando bem integrados, podem ir além do complemento, transformando-se em parte ativa e estratégica da educação.

Palavras-chave: Podcast. Educação. Aprendizagem autônoma. Tecnologia.