Mariângela de Souza Bellotti
Mestranda em Tecnologias Emergentes
em Educação – MUST
mariangelaead@gmail.com
RESUMO
Este artigo procura trazer uma
análise acerca da utilização da mídia nas instituições de educação superior.
Tem por objetivo a discussão do uso de podcasts na educação contemporânea, que
têm ganhando destaque na construção do conhecimento
como uma ferramenta pedagógica acessível e repleta de
possibilidades. Busca-se explorar a integração desse universo dos podcasts no
contexto educacional, analisando a transformação que é capaz de ocasionar tanto
na prática docente, quanto no processo de ensino e aprendizagem. Essa pesquisa
classifica-se como bibliográfica e foi conduzida por meio de construções relevantes sobre a temática
baseada em autores na área como Aguiar (2009), Carvalho (2008), Maciel (2010) e Lima, Campos e Brito (2020). Apresenta
ainda, como a ferramenta no
formato de podcast pode facilitar o acesso ao conteúdo, engajar os estudantes e
estimular a aprendizagem autônoma e, de fato, significativa. No entanto, foram
identificadas no estudo algumas dificuldades como a adaptação por parte dos
docentes, as limitações tecnológicas, e ainda, certa resistência por uma parte
dos estudantes. Conclui-se que, o uso dos podcasts reúne vantagens relevantes para reformular
as práticas educacionais, tornando
a aprendizagem mais dinâmica e eficiente; quando bem integrados, podem
ir além do complemento, transformando-se em parte ativa e estratégica da
educação.
Palavras-chave: Podcast. Educação. Aprendizagem autônoma. Tecnologia.