DOI: 10.5281/zenodo.17186742

 

Débora da Paz Maciel Kimura

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professora em Paraibuna/SP

Lattes: http:  https://lattes.cnpq.br/3402452662419891

ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X

E-mail: debora.sjc@hotmail.com

 

Geysiane Alexandre Araújo da Silva

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação - Must University

Professora na Prefeitura Municipal de Sinop/MT

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574256957068856

E-mail: geysi_ale@hotmail.com

 

Marco Aurélio Oliveira Dias

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Técnico administrativo no IFNMG - Campus Janaúba

E-mail: marcoaurelio578@hotmail.com

 

Sonia Maria Destefani

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação - Must University

Professora na Seduc de Mato Grosso e na cidade de Sinop/MT

E-mail: soniadestefani@yahoo.com.br

 

Dirceneide Pereira Gelinski

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação - Must University

Professora na Rede Municipal de Sinop/MT

E-mail: dirceneide@hotmail.com


RESUMO

Este trabalho analisou o ensino híbrido e o uso do Google Classroom como ferramenta de apoio à personalização da aprendizagem na educação básica. O estudo buscou compreender as potencialidades e os desafios dessa metodologia no contexto educacional contemporâneo. Foram definidos como objetivos investigar as funcionalidades do Google Classroom que favorecem a personalização, examinar a percepção de professores e alunos sobre a plataforma e avaliar os benefícios e dificuldades na prática docente. A pesquisa foi realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura, com seleção de artigos publicados entre 2021 e 2025, disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados apontaram avanços na organização das atividades e no desenvolvimento da autonomia estudantil, porém, também revelaram limitações quanto à personalização efetiva da aprendizagem e ao impacto direto no desempenho dos alunos. Constatou-se a necessidade de formação continuada dos docentes e a superação das barreiras estruturais para que o ensino híbrido seja consolidado de forma eficaz. Concluiu-se que, embora o Google Classroom contribua para o fortalecimento das práticas híbridas, há aspectos que ainda exigem aprofundamento.

Palavras-chave: Ensino híbrido. Google Classroom. Personalização. Educação básica. Práticas pedagógicas.

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