Débora da Paz Maciel Kimura
Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Professora em Paraibuna/SP
Lattes: http: https://lattes.cnpq.br/3402452662419891
ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X
E-mail: debora.sjc@hotmail.com
Geysiane Alexandre Araújo da Silva
Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação
- Must University
Professora na Prefeitura Municipal de Sinop/MT
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574256957068856
E-mail: geysi_ale@hotmail.com
Marco Aurélio Oliveira Dias
Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Técnico administrativo no IFNMG - Campus
Janaúba
E-mail: marcoaurelio578@hotmail.com
Sonia Maria Destefani
Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação
- Must University
Professora na Seduc de Mato Grosso e na cidade
de Sinop/MT
E-mail: soniadestefani@yahoo.com.br
Dirceneide Pereira Gelinski
Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação
- Must University
Professora na Rede Municipal de Sinop/MT
E-mail: dirceneide@hotmail.com
RESUMO
Este
trabalho analisou o ensino híbrido e o uso do Google Classroom como
ferramenta de apoio à personalização da aprendizagem na educação básica. O
estudo buscou compreender as potencialidades e os desafios dessa metodologia no
contexto educacional contemporâneo. Foram definidos como objetivos investigar
as funcionalidades do Google Classroom que favorecem a personalização,
examinar a percepção de professores e alunos sobre a plataforma e avaliar os
benefícios e dificuldades na prática docente. A pesquisa foi realizada por meio
de uma revisão sistemática da literatura, com seleção de artigos publicados
entre 2021 e 2025, disponíveis no Google Acadêmico. Os resultados apontaram
avanços na organização das atividades e no desenvolvimento da autonomia
estudantil, porém, também revelaram limitações quanto à personalização efetiva
da aprendizagem e ao impacto direto no desempenho dos alunos. Constatou-se a
necessidade de formação continuada dos docentes e a superação das barreiras
estruturais para que o ensino híbrido seja consolidado de forma eficaz.
Concluiu-se que, embora o Google Classroom contribua para o
fortalecimento das práticas híbridas, há aspectos que ainda exigem
aprofundamento.
Palavras-chave:
Ensino
híbrido. Google Classroom. Personalização. Educação básica. Práticas
pedagógicas.
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