Márcia Magaly Moreira de Miranda
Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Professora no município de Aparecida de Goiânia/GO
Lates: http://lattes.cnpq.br/2915681140712649
E-mail: apoiopedagogicomarciamagaly@gmail.com
Maria Analice de Araujo Albuquerque
Gestora em SEDUC/CE
Doutoranda em Ciências da Educação – FICS
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265
E-mail: analicealbuquerque@gmail.com
Zilma Marinho de Lima
Doutoranda em Ciências da Educação –
FICS
Professora na Prefeitura do Recife/PE
Diretora na Prefeitura de Jaboatão dos
Guararapes/PE
E-mail: zilma-marinho@hotmail.com
Marília
Cordeiro Aragão
Mestranda em Tecnologias Emergentes na
Educação - Must University
Professora na Prefeitura de Fortaleza/CE
Lates: http://lattes.cnpq.br/3475715906400618
E-mail: mari_c_aragao@hotmail.com
Cristiane da Silva Reis Gondim
Doutoranda em Ciências da Educação –
FICS
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1482-1534
E-mail: kikareisgondim@hotmail.com
RESUMO
O
presente estudo teve como objetivo analisar estratégias digitais utilizadas no
contexto da educação inclusiva, com foco nos principais desafios e
possibilidades na aplicação dessas tecnologias. Tratou-se de uma pesquisa
bibliográfica qualitativa, realizada por meio da análise crítica de estudos
publicados entre 2021 e 2025, selecionados na plataforma Google Acadêmico. Os
objetivos específicos buscaram identificar as tecnologias mais eficazes,
examinar as dificuldades enfrentadas por docentes e estudantes, avaliar o uso
do Desenho Universal para Aprendizagem, investigar a formação docente em
tecnologias digitais e analisar estratégias colaborativas no planejamento de
atividades inclusivas. Os resultados indicaram que, apesar dos avanços
conceituais significativos, persistem desafios relacionados à desigualdade
digital, à formação insuficiente dos docentes e à aplicação ainda superficial
do Desenho Universal para Aprendizagem nas escolas brasileiras. Concluiu-se que
é essencial implementar políticas públicas direcionadas, capacitar
continuamente os professores e adequar currículos escolares para efetivar
plenamente a educação inclusiva.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Tecnologias Digitais. Desenho Universal para Aprendizagem. Formação Docente. Gamificação.