DOI: 10.5281/zenodo.17186718

 

Márcia Magaly Moreira de Miranda

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professora no município de Aparecida de Goiânia/GO

 Lates: http://lattes.cnpq.br/2915681140712649

E-mail: apoiopedagogicomarciamagaly@gmail.com

 

Maria Analice de Araujo Albuquerque

Gestora em SEDUC/CE

Doutoranda em Ciências da Educação  – FICS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9372318885614265 

E-mail: analicealbuquerque@gmail.com

 

Zilma Marinho de Lima

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

Professora na Prefeitura do Recife/PE

Diretora na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE

E-mail: zilma-marinho@hotmail.com

 

 Marília Cordeiro Aragão

Mestranda em Tecnologias Emergentes na Educação - Must University

Professora na Prefeitura de Fortaleza/CE

Lates: http://lattes.cnpq.br/3475715906400618

E-mail: mari_c_aragao@hotmail.com

 

Cristiane da Silva Reis Gondim

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-1482-1534   

E-mail: kikareisgondim@hotmail.com


RESUMO

O presente estudo teve como objetivo analisar estratégias digitais utilizadas no contexto da educação inclusiva, com foco nos principais desafios e possibilidades na aplicação dessas tecnologias. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa, realizada por meio da análise crítica de estudos publicados entre 2021 e 2025, selecionados na plataforma Google Acadêmico. Os objetivos específicos buscaram identificar as tecnologias mais eficazes, examinar as dificuldades enfrentadas por docentes e estudantes, avaliar o uso do Desenho Universal para Aprendizagem, investigar a formação docente em tecnologias digitais e analisar estratégias colaborativas no planejamento de atividades inclusivas. Os resultados indicaram que, apesar dos avanços conceituais significativos, persistem desafios relacionados à desigualdade digital, à formação insuficiente dos docentes e à aplicação ainda superficial do Desenho Universal para Aprendizagem nas escolas brasileiras. Concluiu-se que é essencial implementar políticas públicas direcionadas, capacitar continuamente os professores e adequar currículos escolares para efetivar plenamente a educação inclusiva.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Tecnologias Digitais. Desenho Universal para Aprendizagem. Formação Docente. Gamificação.