DOI: 10.5281/zenodo.17186731

 

Débora da Paz Maciel Kimura

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professora/Paraibuna/SP

Lattes: http:  https://lattes.cnpq.br/3402452662419891

ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X

E-mail: debora.sjc@hotmail.com

 

Sâmila Saraiva de Sales

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professora na SEDUC/CE

Lates: http://lattes.cnpq.br/7229330436677128

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7386-7850

E-mail: samila.s.sales@gmail.com

 

Maira Oliveira Silva Pereira

Doutoranda em Ciências da Educação - FICS

Técnica de Laboratório no IFSP - Campus São Roque

Lates: https://lattes.cnpq.br/4760588468317166

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2218-5531

E-mail: maira.oliveira.silva@gmail.com

 

Renatta da Costa Lins

Mestranda em Ciências da Educação - FICS

Professora da Prefeitura de Ipojuca/PE.  

Lattes: https://lattes.cnpq.br/5276977299227929

E-mail: renattalins@gmail.com

 

 Silvan Amaro Oliveira

Mestrando em Ciências da Educação - FICS

Técnica de Tecnologia da Informação no IFSP - Campus São Roque

Lates: http://lattes.cnpq.br/7428985752744536

E-mail: silvan@ifsp.edu.br 

 

RESUMO

Este trabalho investigou as principais dificuldades, possibilidades e perspectivas futuras da educação no campo, com foco na implementação das tecnologias digitais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura, considerando estudos de 2021 a 2025, extraídos de bases como o Google Acadêmico e Scielo Brasil. O objetivo principal foi analisar como as tecnologias digitais podem ser integradas de maneira eficaz no contexto rural, respeitando as especificidades culturais e sociais das comunidades, além de avaliar os impactos das políticas públicas, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na adaptação do currículo para o campo. Os resultados indicaram que, apesar das potencialidades das tecnologias digitais, ainda existem grandes desafios, como a infraestrutura precária e a resistência cultural, que dificultam sua implementação plena. Constatou-se também que a formação contínua dos professores e a adaptação dos currículos são essenciais para uma educação rural mais inclusiva e equitativa. A conclusão do trabalho sugere que políticas públicas mais robustas e uma maior adaptação das tecnologias às realidades rurais são necessárias para garantir o acesso à educação de qualidade no campo.

Palavras-chave: Educação no campo. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Base Nacional Comum Curricular. Currículo adaptado.