Débora da Paz Maciel Kimura
Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Professora/Paraibuna/SP
Lattes: http: https://lattes.cnpq.br/3402452662419891
ORCID: https: https://orcid.org/0000-0001-7919-567X
E-mail: debora.sjc@hotmail.com
Sâmila Saraiva de Sales
Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Professora na SEDUC/CE
Lates: http://lattes.cnpq.br/7229330436677128
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7386-7850
E-mail: samila.s.sales@gmail.com
Maira Oliveira Silva Pereira
Doutoranda em Ciências da Educação - FICS
Técnica de Laboratório no IFSP - Campus São Roque
Lates: https://lattes.cnpq.br/4760588468317166
ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2218-5531
E-mail: maira.oliveira.silva@gmail.com
Renatta da Costa Lins
Mestranda em Ciências da Educação - FICS
Professora da Prefeitura de Ipojuca/PE.
Lattes: https://lattes.cnpq.br/5276977299227929
E-mail: renattalins@gmail.com
Silvan
Amaro Oliveira
Mestrando em Ciências da Educação - FICS
Técnica de Tecnologia da Informação no IFSP - Campus São Roque
Lates: http://lattes.cnpq.br/7428985752744536
E-mail: silvan@ifsp.edu.br

RESUMO
Este
trabalho investigou as principais dificuldades, possibilidades e perspectivas
futuras da educação no campo, com foco na implementação das tecnologias
digitais. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão sistemática da
literatura, considerando estudos de 2021 a 2025, extraídos de bases como o
Google Acadêmico e Scielo Brasil. O objetivo principal foi analisar como as
tecnologias digitais podem ser integradas de maneira eficaz no contexto rural,
respeitando as especificidades culturais e sociais das comunidades, além de
avaliar os impactos das políticas públicas, como a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC), na adaptação do currículo para o campo. Os resultados
indicaram que, apesar das potencialidades das tecnologias digitais, ainda
existem grandes desafios, como a infraestrutura precária e a resistência
cultural, que dificultam sua implementação plena. Constatou-se também que a
formação contínua dos professores e a adaptação dos currículos são essenciais
para uma educação rural mais inclusiva e equitativa. A conclusão do trabalho
sugere que políticas públicas mais robustas e uma maior adaptação das
tecnologias às realidades rurais são necessárias para garantir o acesso à
educação de qualidade no campo.
Palavras-chave: Educação no campo. Tecnologias digitais. Políticas públicas. Base Nacional Comum Curricular. Currículo adaptado.