DOI: 10.5281/zenodo.17186771

 

Ítalo Martins Lôbo

Doutorando em Psicologia Clínica - CBS

Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272

E-mail: italolobopsi@gmail.com

 

Cynthia Holanda Magalhães

Doutoranda em Ciências da Educação – UNADES

Professor na SEDUC/CE e na SME-Fortaleza/CE

Lattes: https://lattes.cnpq.br/6651398648049780

E-mail: cynthiahm30@hotmail.com

 

Eliana Garcia da Silva

Doutorando em Ciências da Educação – FICS

Professor na SEEDUC/RJ

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0228-0598 

E-mail: elianagarciasilva2@gmail.com  

 

Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

Professora no Centro Universitário Inta/UNINTA/CE.

Lates: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466 

E-mail: vfeitosa.br@gmail.com 

 

Ednusia Maria da Silva Viana

Doutoranda em Ciência da Educação - UNADES

Professora na Secretaria Municipal de Fortaleza/CE

Lates: http://lattes.cnpq.br/6835541332412982

E-mail: ednusiamsv@gmail.com


RESUMO

O presente trabalho analisou a contribuição da metodologia de rotação por estações para a promoção da aprendizagem ativa e significativa. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão integrativa de literatura, com consulta às bases Google Acadêmico e Scielo Brasil. Foram utilizados critérios rigorosos de inclusão e exclusão, considerando artigos publicados entre 2021 e 2025. O objetivo geral foi compreender o impacto da metodologia na formação discente e os objetivos específicos abrangeram a identificação dos desafios, das possibilidades e das perspectivas futuras. Os resultados evidenciaram que a metodologia favoreceu o protagonismo estudantil, a autonomia e a construção colaborativa do conhecimento. Verificou-se que a integração de tecnologias educacionais potencializou os benefícios da rotação por estações, apesar de desafios como a resistência docente e a limitação de recursos. O estudo concluiu que a metodologia é eficaz, mas requer planejamento cuidadoso, formação docente e suporte institucional.

Palavras-chave: Metodologias ativas. Rotação por estações. Aprendizagem significativa. Protagonismo estudantil. Tecnologias educacionais.