Ítalo Martins Lôbo
Doutorando em Psicologia Clínica - CBS
Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272
E-mail: italolobopsi@gmail.com
Cynthia
Holanda Magalhães
Doutoranda em
Ciências da Educação – UNADES
Professor na
SEDUC/CE e na SME-Fortaleza/CE
Lattes: https://lattes.cnpq.br/6651398648049780
E-mail: cynthiahm30@hotmail.com
Eliana Garcia da Silva
Doutorando em Ciências da Educação – FICS
Professor na SEEDUC/RJ
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0228-0598
E-mail: elianagarciasilva2@gmail.com
Vitória Régia Feitosa Gonçalves Costa
Doutoranda em Ciências da Educação – FICS
Professora no Centro Universitário Inta/UNINTA/CE.
Lates: http://lattes.cnpq.br/1521263190147466
E-mail: vfeitosa.br@gmail.com
Ednusia Maria da Silva Viana
Doutoranda em Ciência da Educação - UNADES
Professora na Secretaria Municipal de Fortaleza/CE
Lates: http://lattes.cnpq.br/6835541332412982
E-mail: ednusiamsv@gmail.com
RESUMO
O
presente trabalho analisou a contribuição da metodologia de rotação por
estações para a promoção da aprendizagem ativa e significativa. A pesquisa foi
conduzida por meio de uma revisão integrativa de literatura, com consulta às
bases Google Acadêmico e Scielo Brasil. Foram utilizados critérios rigorosos de
inclusão e exclusão, considerando artigos publicados entre 2021 e 2025. O
objetivo geral foi compreender o impacto da metodologia na formação discente e
os objetivos específicos abrangeram a identificação dos desafios, das
possibilidades e das perspectivas futuras. Os resultados evidenciaram que a
metodologia favoreceu o protagonismo estudantil, a autonomia e a construção
colaborativa do conhecimento. Verificou-se que a integração de tecnologias
educacionais potencializou os benefícios da rotação por estações, apesar de
desafios como a resistência docente e a limitação de recursos. O estudo
concluiu que a metodologia é eficaz, mas requer planejamento cuidadoso,
formação docente e suporte institucional.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Rotação por estações. Aprendizagem significativa. Protagonismo estudantil. Tecnologias educacionais.