Maria
Luzinete da Conceição Damasceno
Acadêmica de Pedagogia: bolsista
Pibic-UESPI,
marialuzinetedaconceicaodamasceno@aluno.uespi.br
Fabricia
Pereira Teles
Professora do Curso de Pedagogia:
Doutora orientadora Pibic-UESPI, fabriciateles@phb.uespi.br
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de apresentar os
resultados de uma pesquisa que tratou sobre concepções de professores de
Educação Infantil piauienses acerca do tema brincar e suas prática pedagógica.
O estudo teve por fundamentos a história da infância, as políticas educacionais
sobre o direito da criança e a importância do brincar no desenvolvimento
infantil. A metodologia adotada foi bibliográfica do tipo revisão de
literatura, descritiva. A análise focalizou trabalhos de dissertações e teses
publicadas no período de 2015 a 2024 abordando o tema em estudo. O estudo
revelou que o brincar na educação infantil no estado do Piauí, é muitas vezes
relegado a segundo plano, seja por concepções pedagógica mais tradicionais,
seja por exigências impostas nos currículos das escolas a serem seguidas por
professores. Tais concepções culmina em uma prática na educação infantil que
negligencia a centralidade do brincar como atividade guia da criança, impedindo
que essa se desenvolva integralmente em seus aspectos físicos, cognitivos,
emocional e social.
Palavras-chave: Brincar. Práticas Pedagógicas. Piauí.