DOI: 10.5281/zenodo.17155445

 

Maria Luzinete da Conceição Damasceno

Acadêmica de Pedagogia: bolsista Pibic-UESPI,

marialuzinetedaconceicaodamasceno@aluno.uespi.br

 

Fabricia Pereira Teles

Professora do Curso de Pedagogia: Doutora orientadora Pibic-UESPI, fabriciateles@phb.uespi.br

 

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de uma pesquisa que tratou sobre concepções de professores de Educação Infantil piauienses acerca do tema brincar e suas prática pedagógica. O estudo teve por fundamentos a história da infância, as políticas educacionais sobre o direito da criança e a importância do brincar no desenvolvimento infantil. A metodologia adotada foi bibliográfica do tipo revisão de literatura, descritiva. A análise focalizou trabalhos de dissertações e teses publicadas no período de 2015 a 2024 abordando o tema em estudo. O estudo revelou que o brincar na educação infantil no estado do Piauí, é muitas vezes relegado a segundo plano, seja por concepções pedagógica mais tradicionais, seja por exigências impostas nos currículos das escolas a serem seguidas por professores. Tais concepções culmina em uma prática na educação infantil que negligencia a centralidade do brincar como atividade guia da criança, impedindo que essa se desenvolva integralmente em seus aspectos físicos, cognitivos, emocional e social.

Palavras-chave: Brincar. Práticas Pedagógicas. Piauí.