Márcia Magaly Moreira de Miranda
Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University
Professora no município de Aparecida de Goiânia/GO
Lates: http://lattes.cnpq.br/2915681140712649
E-mail: apoiopedagogicomarciamagaly@gmail.com
Cleonice Jose da
Fonseca
Mestra em Tecnologia
Emergentes na Educação – Must University
Professora no município de Sinop/MT
E-mail: cleofonseca.c@hotmail.com
Ildeni do Nascimento
Mestranda em Tecnologia
Emergentes na Educação – Must University
Professora no município
de Sinop/MT
E-mail: deniibaixinha@gemail.com
Iranilda Alves Nogueira
Gomes
Mestranda em Tecnologia
Emergentes na Educação – Must University
Professora no município
de Sinop/MT
E-mail: iranilda_gomes@icloud.com
Zilma Marinho de Lima
Doutoranda em Ciências
da Educação – FICS
Professor na Prefeitura
do Recife/PE
Diretora na Prefeitura
de Jaboatão dos Guararapes/PE
E-mail: zilma-marinho@hotmail.com
RESUMO
Este
trabalho teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias assistivas
contribuíram para a promoção da inclusão e da acessibilidade educacional no
contexto brasileiro. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão
bibliográfica sistemática integrativa, com abordagem qualitativa, utilizando
como base de dados o Google Acadêmico. Foram adotados critérios de inclusão
como artigos revisados por pares, publicados entre 2021 e 2025, com foco em
tecnologias assistivas aplicadas à educação. Os resultados apontaram que,
apesar dos avanços normativos e conceituais, ainda persistem barreiras
relacionadas à formação docente, à infraestrutura das escolas e à compreensão
limitada do conceito de acessibilidade. A articulação entre tecnologias
assistivas e o Desenho Universal para Aprendizagem foi destacada como
possibilidade concreta para superar tais entraves. Concluiu-se que o uso das
tecnologias assistivas deve ser integrado a uma proposta pedagógica inclusiva,
sustentada por políticas públicas eficazes e formação docente contínua, visando
garantir a equidade no processo de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Acessibilidade. Educação. Prática pedagógica.