DOI: 10.5281/zenodo.17186775

 

Márcia Magaly Moreira de Miranda

Mestra em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professora no município de Aparecida de Goiânia/GO

 Lates: http://lattes.cnpq.br/2915681140712649

E-mail: apoiopedagogicomarciamagaly@gmail.com

 

Cleonice Jose da Fonseca

Mestra em Tecnologia Emergentes na Educação – Must University

 Professora no município de Sinop/MT

E-mail: cleofonseca.c@hotmail.com

 

Ildeni do Nascimento

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação – Must University

Professora no município de Sinop/MT

E-mail: deniibaixinha@gemail.com

 

Iranilda Alves Nogueira Gomes 

Mestranda em Tecnologia Emergentes na Educação – Must University

Professora no município de Sinop/MT

E-mail: iranilda_gomes@icloud.com

 

Zilma Marinho de Lima

Doutoranda em Ciências da Educação – FICS

Professor na Prefeitura do Recife/PE

Diretora na Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes/PE

E-mail: zilma-marinho@hotmail.com 

 

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo analisar de que forma as tecnologias assistivas contribuíram para a promoção da inclusão e da acessibilidade educacional no contexto brasileiro. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica sistemática integrativa, com abordagem qualitativa, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Foram adotados critérios de inclusão como artigos revisados por pares, publicados entre 2021 e 2025, com foco em tecnologias assistivas aplicadas à educação. Os resultados apontaram que, apesar dos avanços normativos e conceituais, ainda persistem barreiras relacionadas à formação docente, à infraestrutura das escolas e à compreensão limitada do conceito de acessibilidade. A articulação entre tecnologias assistivas e o Desenho Universal para Aprendizagem foi destacada como possibilidade concreta para superar tais entraves. Concluiu-se que o uso das tecnologias assistivas deve ser integrado a uma proposta pedagógica inclusiva, sustentada por políticas públicas eficazes e formação docente contínua, visando garantir a equidade no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Tecnologias assistivas. Inclusão escolar. Acessibilidade. Educação. Prática pedagógica.