DOI: 10.5281/zenodo.17186788

 

Ítalo Martins Lôbo

Doutorando em Psicologia Clínica - CBS

Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272

E - mail: italolobopsi@gmail.com

 

Tiago João Vaz

Mestrando em Ciências da Educação - FICS

Técnico de Tecnologia da Informação no IFSP - Campus São Roque

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271778325730450

E-mail: tiatigo@gmail.com

 

Ivanilda de Argolo Gomes

Mestranda em Ciências da Educação – FICS

Professor na SEDUC - Prefeitura Municipal de Dias D' Ávila/BA

 ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6428-0197

E-mail: ivanildaargolo438@gmail.com

 

Ednusia Maria da Silva Viana

Doutoranda em Ciência da Educação - UNADES

Professora na Secretaria Municipal de Fortaleza/CE

Lates: http://lattes.cnpq.br/6835541332412982

E-mail: ednusiamsv@gmail.com

 

Michael Fernandes de Lima

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação – Must University

Professor e Coordenador na SEDUC/CE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909

E-mail: mychael_fernandes@hotmail.com


RESUMO

Este trabalho investigou o uso da plataforma Wordwall como ferramenta de gamificação nas metodologias ativas de ensino. O estudo visou analisar como essa plataforma pode melhorar o engajamento dos alunos, facilitar a compreensão de conteúdos complexos e promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa. Para isso, foi adotada uma metodologia de revisão integrativa de literatura, com foco em estudos publicados entre 2022 e 2025, nas bases de dados Google Acadêmico e Scielo Brasil. Os objetivos foram investigar o impacto da gamificação na motivação dos alunos, analisar os benefícios e limitações do uso do Wordwall no ensino de temas como química e genética, e avaliar seu potencial de inclusão digital, especialmente para alunos com necessidades educacionais especiais. A pesquisa revelou que, embora o uso da plataforma tenha mostrado resultados positivos em termos de aprendizagem ativa, a falta de formação docente e a infraestrutura escolar inadequada ainda representam barreiras significativas. Este estudo contribuiu para a compreensão de como as metodologias ativas, apoiadas por tecnologias digitais, podem transformar o ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.

Palavras-chave: Wordwall. Gamificação. Metodologias Ativas. Ensino de Ciências. Engajamento.