Ítalo Martins Lôbo
Doutorando em Psicologia Clínica - CBS
Psicólogo na Clínica Oshiro em Goiás
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6749691611717421
ORCID: https://orcid.org/0009-0004-6144-2272
E - mail: italolobopsi@gmail.com
Tiago João Vaz
Mestrando em Ciências da Educação - FICS
Técnico de Tecnologia da Informação no IFSP - Campus São Roque
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9271778325730450
E-mail: tiatigo@gmail.com
Ivanilda de Argolo Gomes
Mestranda em Ciências da Educação – FICS
Professor na SEDUC - Prefeitura Municipal de Dias D' Ávila/BA
ORCID: https://orcid.org/0009-0006-6428-0197
E-mail: ivanildaargolo438@gmail.com
Ednusia Maria da Silva Viana
Doutoranda em Ciência da Educação - UNADES
Professora na Secretaria Municipal de Fortaleza/CE
Lates: http://lattes.cnpq.br/6835541332412982
E-mail: ednusiamsv@gmail.com
Michael Fernandes de Lima
Mestre em Tecnologias Emergentes na
Educação – Must University
Professor e Coordenador na SEDUC/CE
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1323072213718909
E-mail: mychael_fernandes@hotmail.com
RESUMO
Este
trabalho investigou o uso da plataforma Wordwall como ferramenta de
gamificação nas metodologias ativas de ensino. O estudo visou analisar como
essa plataforma pode melhorar o engajamento dos alunos, facilitar a compreensão
de conteúdos complexos e promover uma aprendizagem mais dinâmica e interativa.
Para isso, foi adotada uma metodologia de revisão integrativa de literatura,
com foco em estudos publicados entre 2022 e 2025, nas bases de dados Google
Acadêmico e Scielo Brasil. Os objetivos foram investigar o impacto da
gamificação na motivação dos alunos, analisar os benefícios e limitações do uso
do Wordwall no ensino de temas como química e genética, e avaliar seu
potencial de inclusão digital, especialmente para alunos com necessidades
educacionais especiais. A pesquisa revelou que, embora o uso da plataforma
tenha mostrado resultados positivos em termos de aprendizagem ativa, a falta de
formação docente e a infraestrutura escolar inadequada ainda representam
barreiras significativas. Este estudo contribuiu para a compreensão de como as
metodologias ativas, apoiadas por tecnologias digitais, podem transformar o
ensino, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.
Palavras-chave: Wordwall. Gamificação. Metodologias Ativas. Ensino de Ciências. Engajamento.