DOI: 10.5281/zenodo.17459501

 

 Joelice Rodrigues Magalhães

 Professora da Rede Pública de Iuiú-Bahia, Licenciada em Pedagogia (UNOPAR),

Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia(FARMAT).

E-mail: joelicepdm@gmail.com

 

Josedalva Farias dos Santos

Professora da Rede Pública de Malhada-Bahia, Licenciada em Pedagogia(UNEB),

Especialista em Educação do Campo (UCAM); Psicopedagogia

Clínica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI); Metodologia do

Ensino Superior (FACUMINAS) e Educação Digital (UNEB),

Mestranda em Educação (UEG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7241057648713544

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9642-2990

E-mail:  fariasjosedalva@gmail.com

 

Wilson Rodrigues Rocha

Acadêmico do Curso de Administração (UNEB)

E-mail: wilsonrodriguesrocha2@gmail.com

 

Alessandra Rodrigues de Brito

Acadêmica do Curso de Pedagogia (UNOPAR)

Assistente de Sala  no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Vera Lúcia; Professora na  EJA MST em Iuiú-BA.

E-mail: sandrabrito686@gmail.com

 

Laís Queinan Bertunes Brito

Acadêmica do Curso de Pedagogia ( UNOPAR ANHANGUERA)

Assistente de Sala no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Vera Lúcia/ Iuiú-Ba.

E-mail:  laisbertunes2018@gmail.com.

 

Fernanda Rocha Magalhães

Acadêmica do Curso de Pedagogia (UNOPAR/ANHANGUERA)

E-mail: fe.magalhaes22@gmail.com.

 

RESUMO

A literatura infantil e popular, tanto oral como escrita, faz parte da vida das crianças desde o nascimento. Ao ler um texto dessa modalidade, a criança percebe o belo, o fantástico, o mágico, o encanto, a fantasia, o belo, o mágico e os saberes presentes nas histórias. Logo, ela viaja para um universo repleto de fantasias, emoções e encantamentos. Este artigo  levantará reflexões a respeito da contribuição da literatura infantil e popular como instrumento fundamental para a formação intelectual e social das crianças  na fase introdutória da educação escolar e tem como objetivo compreender a importância que a literatura infantil e popular tem no processo de formação de alunos leitores, evidenciando as contribuições dessa literatura. A pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativo, baseia-se nos pensamentos contemporâneos de Freire (2008), Lajolo (1991), Frantz(2001), Parreiras(2009), Simonzen (1987), Sosa(1978), Zilberman (1987), entre outros. Mediante debates e reflexões, percebe-se que o uso da literatura infantil e popular na sala de aula com classes de educação infantil, é fundamental para desenvolver o gosto e o hábito pela leitura e formar alunos leitores competentes para se comunicarem e dialogarem com o mundo a seu redor.

Palavras-chave: Literatura infantil. Literatura popular. Educação infantil. Formação de leitores.