Joelice Rodrigues
Magalhães
Professora da Rede Pública de
Iuiú-Bahia, Licenciada em Pedagogia (UNOPAR),
Especialista em Educação Infantil e
Psicopedagogia(FARMAT).
E-mail: joelicepdm@gmail.com
Josedalva Farias dos Santos
Professora da Rede Pública de
Malhada-Bahia, Licenciada em Pedagogia(UNEB),
Especialista em Educação do Campo
(UCAM); Psicopedagogia
Clínica, Institucional e Educação
Infantil (FAVENI); Metodologia do
Ensino Superior (FACUMINAS) e
Educação Digital (UNEB),
Mestranda em Educação (UEG).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7241057648713544
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9642-2990
E-mail: fariasjosedalva@gmail.com
Wilson Rodrigues Rocha
Acadêmico do Curso de Administração
(UNEB)
E-mail: wilsonrodriguesrocha2@gmail.com
Alessandra Rodrigues de Brito
Acadêmica do Curso de Pedagogia
(UNOPAR)
Assistente de Sala no Centro Municipal de Educação Infantil
Professora Vera Lúcia; Professora na EJA
MST em Iuiú-BA.
E-mail: sandrabrito686@gmail.com
Laís Queinan Bertunes Brito
Acadêmica do Curso de Pedagogia (
UNOPAR ANHANGUERA)
Assistente de Sala no Centro
Municipal de Educação Infantil Professora Vera Lúcia/ Iuiú-Ba.
E-mail: laisbertunes2018@gmail.com.
Fernanda Rocha Magalhães
Acadêmica do Curso de Pedagogia
(UNOPAR/ANHANGUERA)
E-mail: fe.magalhaes22@gmail.com.
RESUMO
A
literatura infantil e popular, tanto oral como escrita, faz parte da vida das
crianças desde o nascimento. Ao ler um texto dessa modalidade, a criança
percebe o belo, o fantástico, o mágico, o encanto, a fantasia, o belo, o mágico
e os saberes presentes nas histórias. Logo, ela viaja para um universo repleto
de fantasias, emoções e encantamentos. Este artigo levantará reflexões a respeito da
contribuição da literatura infantil e popular como instrumento fundamental para
a formação intelectual e social das crianças
na fase introdutória da educação escolar e tem como objetivo compreender
a importância que a literatura infantil e popular tem no processo de formação
de alunos leitores, evidenciando as contribuições dessa literatura. A pesquisa
de cunho bibliográfico e qualitativo, baseia-se nos pensamentos contemporâneos
de Freire (2008), Lajolo (1991), Frantz(2001), Parreiras(2009), Simonzen
(1987), Sosa(1978), Zilberman (1987), entre outros. Mediante debates e
reflexões, percebe-se que o uso da literatura infantil e popular na sala de
aula com classes de educação infantil, é fundamental para desenvolver o gosto e
o hábito pela leitura e formar alunos leitores competentes para se comunicarem
e dialogarem com o mundo a seu redor.
Palavras-chave: Literatura infantil. Literatura popular. Educação infantil. Formação de leitores.
