Camila dos Santos Souza
Mestranda do Curso de Sociologia em Rede (ProfSocio) pela Unesp de
Marília – SP. Coordenadora de Gestão Pedagógica de Área de Conhecimento em
Ciências Humanas na E.E. Profª Maria Thereza da Cunha Pedroso, em São
Vicente, São Paulo. Residente em Praia Grande/SP.
e-mail: camila.santos-souza@unesp.br
RESUMO
A
realidade educacional das escolas públicas de ensino médio na Baixada Santista
apresenta desafios relacionados às transformações territoriais da região. Este
estudo tem como objetivo analisar o papel da escola na emancipação de jovens
oriundos de contextos frequentemente marginalizados. A pesquisa propõe a
inclusão da Sociologia como componente curricular nas instituições educacionais
situadas em áreas periféricas da Baixada, considerando o espaço geográfico como
um elemento produtor de relações sociais. Dados demográficos indicam que a
maior parte da população jovem nessa região é composta por indivíduos negros,
provenientes de classes socioeconômicas baixas e que enfrentam altas taxas de
defasagem escolar e evasão. Nesse contexto, o ensino crítico da Sociologia deve
investigar a interconexão entre território, classe e escola, auxiliando os
alunos na compreensão de que suas dificuldades são reflexos de processos
estruturais. A proposta é implementar uma pedagogia do território que
transforme a escola em um espaço para contranarrativas e reflexão crítica,
contribuindo para a formação de jovens mais conscientes sobre as relações de
poder que impactam suas vidas.
Palavras-chave: Sociologia, Juventude; Educação; Baixada Santista; Periferia.
