Maria Alice dos Santos
Bacharela em
Administração, egressa do Centro Universitário FATENE - UniFATENE, Brasil.
E-mail: maryaliceqwe@gmail.com
Daniel Lima dos Santos
Bacharel em
Administração, egresso do Centro Universitário FATENE - UniFATENE, Brasil.
E-mail: danielsanttos97@gmail.com
João Luis Josino Soares
Mestre em Economia
Rural, docente no Centro Universitário FATENE - UniFATENE, Brasil. E-mail: joaojosinoadm@gmail.com
RESUMO
O
empreendedorismo feminino na zona rural como forma de complemento de renda e a
busca pelo desenvolvimento da região local, visa compreender situações diversas
capazes de identificar as dificuldades encontradas por essas mulheres na
manutenção do empreendimento e entender
de que forma essa iniciativa feminina impacta na vida
da sociedade na qual ela está inserida. O trabalho tem como tema
empreendedorismo feminino como complemento de renda para mulheres da zona rural
de Trairi, tem como objetivo entender o que
o empreendedorismo feminino representa para as mulheres
que decidem investir em oportunidades de negócios no
ambiente rural. O estudo foi realizado com um grupo de mulheres produtoras de
colorau da zona rural de Trairi – CE. A
metodologia utilizada no trabalho foi descritiva e qualitativa, aplicada por
meio de um questionário enviado através do aplicativo WhatsApp, com quatro
integrantes do grupo. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de não ser a
renda principal das integrantes, o projeto mulheres do colorau é um importante
complemento de renda e gera melhorias na condição financeira, união entre as
mulheres e gera maior visibilidade do trabalho feminino na região. De acordo
com a análise dos resultados as principais dificuldades enfrentadas pelo
empreendimento foram a escassez de matéria prima (semente do urucum),
organização das mulheres e falta de experiência no manuseio das máquinas, mas
embora com os desafios e a força de trabalho feminina o empreendimento se
manteve ativo no mercado desde o ano de 2015.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Gênero. Empreendedorismo rural.
