Érica do Socorro de
Oliveira Rabelo
Mestranda na Universidade AMERICAN GLOBAL UNIVERSITY (AGTU). Email: Erica.jubim10@hotmail.com
Andréia Andréia
Pacheco de Almeida
Mestranda
do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade do
Estado do Pará (UEPA). Email: Andreia.p.almeida2025@gmail.com
Izabela Cristian de
Castro Pantoja
Lic. Em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Email: izabelacristian@gmail.com
Elizete Ferreira
Morais Barbosa
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e
suas respectivas literaturas da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: prof.elizetemorais1@gmail.com
Danielle Doce Dias
Silva
Mestranda
do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da
Universidade da Amazônia (UNAMA). Email: docedias.to01@gmail.com
Zuziane Ferreira da Rocha
Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua
Portuguesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado do Pará
(UEPA). Email: zuzianerocha2@gmail.com
RESUMO
O artigo “Entre o popular e o padrão: a variação
linguística como ferramenta de inclusão” discute o papel da variação
linguística na promoção de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua
Portuguesa. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista e Educacional, o
estudo adota abordagem qualitativa e bibliográfica, apoiando-se em autores como
Labov (2008), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004). A pesquisa evidencia que a
língua é um fenômeno social, dinâmico e heterogêneo, refletindo identidades e
contextos diversos. O trabalho denuncia o preconceito linguístico ainda
presente nas escolas e propõe o reconhecimento das variedades populares como
manifestações legítimas da língua. Ao compreender a variação como ferramenta
pedagógica, o estudo defende uma educação linguística voltada à equidade, à
valorização cultural e à superação de práticas normativas excludentes.
Conclui-se que a integração dos princípios sociolinguísticos ao ensino pode
fortalecer o sentimento de pertencimento dos alunos e contribuir para uma
escola mais plural, democrática e representativa da diversidade linguística
brasileira.
Palavras-chave: variação linguística. inclusão. ensino de língua portuguesa. sociolinguística.
