DOI: 10.5281/zenodo.17784568

 

Érica do Socorro de Oliveira Rabelo

Mestranda na Universidade AMERICAN GLOBAL UNIVERSITY (AGTU). Email: Erica.jubim10@hotmail.com

 

Andréia Andréia Pacheco de Almeida

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: Andreia.p.almeida2025@gmail.com

 

Izabela Cristian de Castro Pantoja

Lic. Em Letras - Espanhol pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Email: izabelacristian@gmail.com

 

Elizete Ferreira Morais Barbosa

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: prof.elizetemorais1@gmail.com

 

Danielle Doce Dias Silva

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagem e Cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA). Email: docedias.to01@gmail.com

 

Zuziane Ferreira da Rocha

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Email: zuzianerocha2@gmail.com

 

RESUMO

O artigo “Entre o popular e o padrão: a variação linguística como ferramenta de inclusão” discute o papel da variação linguística na promoção de práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Língua Portuguesa. Fundamentado na Sociolinguística Variacionista e Educacional, o estudo adota abordagem qualitativa e bibliográfica, apoiando-se em autores como Labov (2008), Bagno (2007) e Bortoni-Ricardo (2004). A pesquisa evidencia que a língua é um fenômeno social, dinâmico e heterogêneo, refletindo identidades e contextos diversos. O trabalho denuncia o preconceito linguístico ainda presente nas escolas e propõe o reconhecimento das variedades populares como manifestações legítimas da língua. Ao compreender a variação como ferramenta pedagógica, o estudo defende uma educação linguística voltada à equidade, à valorização cultural e à superação de práticas normativas excludentes. Conclui-se que a integração dos princípios sociolinguísticos ao ensino pode fortalecer o sentimento de pertencimento dos alunos e contribuir para uma escola mais plural, democrática e representativa da diversidade linguística brasileira.

Palavras-chave: variação linguística. inclusão. ensino de língua portuguesa. sociolinguística.