João Pereira de Souza
Filho
Licenciado em Pedagogia (UNEB) e Acadêmico da Licenciatura em Música na
(UFRB); Especialista em : Gestão Cultural ( UESC) e em História e Cultura Africana e
Afro-brasileira (UCAM). Tem experiência em Projetos Culturais e Educativos e
Assessoria técnica na cultura. Músico, cantor e compositor.
E-mail: souzajoao086@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361263501717613.
Jocilene Pereira do
Nascimento
Licenciada em Letras Vernáculas (UFPB); Agente cultural de Atividades
culturais e sociais e Agente Comunitária
de Saúde em Paratinga/BA. Participante
de Grupos ligados à Pastorais da Igreja Católica.E-mail: jocy_pn@hotmail.com.
Josedalva Farias dos
Santos
Mestranda em Educação (UEG); Especialista em: Educação do Campo (UCAM);
Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI); Metodologia
do Ensino Superior (FACUMINAS) e Educação Digital (UNEB). Graduada em Pedagogia
(UNEB). Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Malhada-BA.
E-mail: fariasjosedalva@gmail.com.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7241057648713544.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9642-2990
Uilian da Rocha Bispo
Licenciado em Pedagogia (UNEB). Produtor e Gestor Cultural ; Artista e Liderança de Cultura Popular.E- mail: uilianpjmp@hotmail.com
Ana Rosa Soares da
Silva
Licenciada em História (UNEB); Pós-Graduanda em Politica Cultural e
Gestão da Cultura (UFRB); Coordenadora Municipal de Cultura em Rio de Contas/
BA; Produtora cultural, Contadora de histórias, arte educadora;
Liderança de Ponto de Cultura. E-mail: anarosamel@gmail.com
Edna Rodrigues da Silva
Professora da Rede Municipal de Paratinga/BA. Licenciada em Pedagogia
(UNEB); Agente Cultural de atividades culturais, sociais e educativas;
Liderança comunitária e de ações Pastorais na Igreja católica; E-mail: ednarodrigues10@yahoo.com.
RESUMO
O
presente texto é um relato de experiências de uma ação proposta para realização
de atividades diversas, oficinas de fomento á leitura, rodas de conversas,
sarau literário, contação de causos das histórias na Comunidade de Cruzeiro e
Comunidade do Bairro Quilombola do Tomba, ambos no município de Paratinga-,
interior do estado da Bahia, no período de 60 dias. Esse processo vivenciado
destinou-se a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e a diversidade
de atividades, ocorreu de forma centralizada nas referidas comunidades e fazem
parte de um projeto aprovado e financiado nos Editais de Cultura da Fundação
Pedro Calmon e Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia para estimular as
práticas de leitura, reavivar a memória e o acesso aos bens culturais. Em cada
atividade ocorria a ilustração pelos envolvidos a partir de linguagens
artísticas, música, teatro com a arte-educadora Rosa Griô e demais
colaboradores. Paratinga é um município brasileiro do interior do estado da
Bahia, localizado a 710 quilômetros de Salvador, considerada como uma das
cidades mais antigas da Bahia e berço de um considerável patrimônio histórico.
Banhada pelo Rio São Francisco, á margem esquerda e a zona urbana é dividida por 09 bairros, entre
eles Tomba e Cruzeiro, onde ocorre o Projeto de Leitura. Durante a execução do
Projeto, agregaram-se oficinas de leitura utilizando as variadas tipologias
textuais; saraus literários com ênfase em conto, poesia e cordel; momentos de
contação de história e ancestralidade (Sá Benedita); ilustração de atividades
com outras linguagens artísticas: teatro e música. Foram contempladas mais de
600 pessoas, com diversas idades. As atividades aconteceram no período de março
a abril de 2022. Este artigo relata a dinâmica da realização do projeto em
questão e a visão dos autores, sobre as ações/produções de todos os envolvidos
das comunidades contempladas. As rodas de leituras/diálogos e
intertextualidades possibilitaram o acesso a cultura e entretenimento para o
público beneficiado e constituiu-se como
um bom referencial para valorizar o
protagonismo histórico das comunidades tradicionais de Paratinga tão necessário
e emergente na contemporaneidade.
Palavras-chave: Projetos de leitura. Educação não formal. Histórias orais.
