DOI: 10.5281/zenodo.17784536

 

João Pereira de Souza Filho

Licenciado em Pedagogia (UNEB) e Acadêmico da Licenciatura em Música na (UFRB); Especialista em : Gestão Cultural ( UESC) e  em História e Cultura Africana e Afro-brasileira (UCAM). Tem experiência em Projetos Culturais e Educativos e Assessoria técnica na cultura. Músico, cantor e compositor.

E-mail: souzajoao086@gmail.com Lattes: http://lattes.cnpq.br/2361263501717613.

 

Jocilene Pereira do Nascimento

Licenciada em Letras Vernáculas (UFPB); Agente cultural de Atividades culturais e sociais e  Agente Comunitária de Saúde em Paratinga/BA.  Participante de Grupos ligados à Pastorais da Igreja Católica.E-mail: jocy_pn@hotmail.com.

 

Josedalva Farias dos Santos

Mestranda em Educação (UEG); Especialista em: Educação do Campo (UCAM); Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Infantil (FAVENI); Metodologia do Ensino Superior (FACUMINAS) e Educação Digital (UNEB). Graduada em Pedagogia (UNEB). Professora Efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Malhada-BA. E-mail: fariasjosedalva@gmail.com.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7241057648713544.

 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9642-2990

 

Uilian da Rocha Bispo

Licenciado em Pedagogia (UNEB). Produtor e Gestor Cultural ;  Artista e Liderança de Cultura Popular.E- mail: uilianpjmp@hotmail.com 

 

Ana Rosa Soares da Silva

Licenciada em História (UNEB); Pós-Graduanda em Politica Cultural e Gestão da Cultura (UFRB); Coordenadora Municipal de Cultura em Rio de Contas/ BA; Produtora cultural, Contadora de histórias, arte educadora;

Liderança de Ponto de Cultura. E-mail: anarosamel@gmail.com

 

Edna Rodrigues da Silva

Professora da Rede Municipal de Paratinga/BA. Licenciada em Pedagogia (UNEB); Agente Cultural de atividades culturais, sociais e educativas; Liderança comunitária e de ações Pastorais na Igreja católica; E-mail: ednarodrigues10@yahoo.com.

 

RESUMO

O presente texto é um relato de experiências de uma ação proposta para realização de atividades diversas, oficinas de fomento á leitura, rodas de conversas, sarau literário, contação de causos das histórias na Comunidade de Cruzeiro e Comunidade do Bairro Quilombola do Tomba, ambos no município de Paratinga-, interior do estado da Bahia, no período de 60 dias. Esse processo vivenciado destinou-se a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos e a diversidade de atividades, ocorreu de forma centralizada nas referidas comunidades e fazem parte de um projeto aprovado e financiado nos Editais de Cultura da Fundação Pedro Calmon e Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia para estimular as práticas de leitura, reavivar a memória e o acesso aos bens culturais. Em cada atividade ocorria a ilustração pelos envolvidos a partir de linguagens artísticas, música, teatro com a arte-educadora Rosa Griô e demais colaboradores. Paratinga é um município brasileiro do interior do estado da Bahia, localizado a 710 quilômetros de Salvador, considerada como uma das cidades mais antigas da Bahia e berço de um considerável patrimônio histórico. Banhada pelo Rio São Francisco, á margem esquerda e a  zona urbana é dividida por 09 bairros, entre eles Tomba e Cruzeiro, onde ocorre o Projeto de Leitura. Durante a execução do Projeto, agregaram-se oficinas de leitura utilizando as variadas tipologias textuais; saraus literários com ênfase em conto, poesia e cordel; momentos de contação de história e ancestralidade (Sá Benedita); ilustração de atividades com outras linguagens artísticas: teatro e música. Foram contempladas mais de 600 pessoas, com diversas idades. As atividades aconteceram no período de março a abril de 2022. Este artigo relata a dinâmica da realização do projeto em questão e a visão dos autores, sobre as ações/produções de todos os envolvidos das comunidades contempladas. As rodas de leituras/diálogos e intertextualidades possibilitaram o acesso a cultura e entretenimento para o público beneficiado e  constituiu-se como um bom referencial para  valorizar o protagonismo histórico das comunidades tradicionais de Paratinga tão necessário e  emergente na contemporaneidade.

Palavras-chave: Projetos de leitura. Educação não formal.  Histórias orais.